Para este ano de 2013, estão já programadas diversas peregrinações das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal e noutros países.
A arquidiocese de Évora tem uma longa tradição, vinda do século passado, de realizar missões populares com a presença da imagem peregrina de Fátima. No início do pontificado do atual arcebispo, D. José Francisco Sanches Alves, este retomou essa tradição, pedindo todos os anos a visita da imagem, para percorrer as vigararias da arquidiocese. Neste ano, a visita será à vigararia de Arraiolos, com início no dia 16 de fevereiro e término a 8 de junho.
No dia 8 de março, a imagem peregrina n.º 5 partirá para a vigararia de Mafra, da arquidiocese de Lisboa, para uma visita que perdurará até ao dia 7 de julho.
Segue-se uma visita da imagem n.º 4 a várias dioceses de Itália, coordenada pelo Movimento Mariano Mensagem de Fátima, desde o início de abril até ao fim de setembro. Esta peregrinação, que tem como tema “Com Maria, a caminho da Eucaristia”, pretende ser uma jornada de fé para levar Cristo ao mundo, através do Coração Imaculado de Maria.
Também em Itália e no mesmo período de abril a setembro andará a imagem peregrina n.º 11, numa missão que compreenderá várias dioceses. O pedido foi apresentado por D. Diego Bona e confirmado por D. Mário Russotto, anterior e atual presidente da Secção Italiana do Apostolado Mundial de Fátima.
De 2 a 16 de abril, a imagem peregrina n.º 6 visitará a paróquia de Quinta do Anjo, da diocese de Setúbal, por ocasião dos 25 anos da sua ereção.
No dia 13 de maio, cumprem-se 25 anos do decreto do cardeal-arcebispo Lustiger que erigiu a basílica de Maria-Médiatrice em Paris, como santuário de Nossa Senhora de Fátima, confiando-a aos portugueses, embora ao serviço da diocese. O santuário foi oficialmente inaugurado em 2 de outubro de 1988, com missa presidida pelo arcebispo de Paris e concelebrada pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro. Segundo palavras do atual reitor, P. Nuno Aurélio, é intenção assinalar a efeméride procurando reforçar a devoção a Nossa Senhora nesta sua invocação tão querida do povo de Deus, “Senhora de Fátima” e “Rainha do Rosário”, mesmo naquela terra multicultural. Para tal, foi programada uma visita da imagem peregrina n.º 2 a este santuário parisiense, no período de 1 a 13 de maio. O programa contará com a presença de alguns bispos e cardeais, ligados de algum modo ao santuário e aos acontecimentos nele evocados.
Para o mês de maio, estão ainda agendadas outras peregrinações. A imagem n.º 7 visitará a paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Boa Viagem, da arquidiocese de Olinda e Recife, Brasil, nos dias 1 a 18.
De 4 a 26, está prevista a presença da imagem n.º 6 na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, por ocasião das comemorações do seu 75.º aniversário.
A imagem n.º 10 visitará a basílica de Santa Maria All’Impruneta (santuário mariano diocesano da arquidiocese de Florença), de 19 a 26.
A imagem n.º 2 estará na paróquia de Nossa Senhora da Luz, Maceira, da diocese de Leiria-Fátima, nos dias 24 a 26.
Nos mesmos dias 24 a 26, uma peregrinação com a imagem n.º 7 decorrerá em Espanha, na diocese de Getafe, coordenada pelo Apostolado Mundial de Fátima.
Já quase no final do mês de maio, mais precisamente no dia 30, a imagem n.º 10 seguirá para Itália, para uma visita à paróquia-santuário de S. Maria a Pancole, da diocese de Siena-Colle di Val d’Elsa-Montalcino, que decorrerá até ao dia 17 de junho.
Por último, a imagem n.º 2 estará na vigararia de Cascais, no período de 13 a 20 de outubro. É desejo da vigararia encerrar o ano da fé com a proteção maternal de Maria.
António Valinho
Fonte: http://www.fatima.pt