Os cinco cardeais brasileiros já estão em Roma para participar das reuniões em preparação ao Conclave.
Dom Raymundo Damasceno, dom Cláudio Hummes, dom Odilo Scherer, dom Geraldo Majella Agnelo e dom João Braz de Aviz, juntamente com todo o Colégio Cardinalício, formado por mais de 200 cardeais, tem a responsabilidade de escolher a data de início do Conclave e outros encaminhamentos.
O Cardeal decano Angelo Sodano, enviou nesta sexta-feira (1) uma carta de convocação para as reuniões, chamadas também de congregações gerais de cardeais, em vista da preparação do próximo Conclave. As reuniões começam na segunda-feira, às 9h30 de Roma (5h30, hora de Brasília).
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma carta aos bispos e dioceses de todo o Brasil pedindo orações para os próximos momentos que serão vivenciados pela Igreja, especialmente, a eleição do novo Pontífice.
A CNBB recomendou a súplica do então, Cardeal Joseph Ratzinger em 2005, feita antes do Conclave que o elegeu.
“Peçamos com insistência ao Senhor que (…) nos ofereça um pastor segundo o seu coração, um pastor que nos guie ao conhecimento de Cristo, ao seu amor, à verdadeira alegria”.
Durante o período que a Igreja estiver em vacância, os bispos indicaram na carta que “durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa ´PELA ELEIÇÃO DO PAPA´, a ´ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO´, a exortação aos fiéis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz“.
Os bispos encerram a carta pedindo a comunhão e o fortalecimento da fé na Igreja.
“Permaneçamos unidos na fé, fortes no amor, esperançosos na ação que conduz e anima a Igreja. Acima de tudo, sejamos dóceis ao Espírito Santo que introduz a Igreja no conhecimento de toda a verdade (cf. Jo 16, 13), unifica-a na comunhão e no ministério, edifica-a e dirige-a com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e enriquece-a com os seus frutos (cf. Ef 4, 11-12; 1 Cor 12, 4; Gal 5, 22)”.
Cardeal Dom Raymundo Damasceno fala como se sente em seu primeiro Conclave
O Cardeal Dom Raymundo Damasceno, que está no Vaticano desde a última segunda-feira (25), falou com a equipe do Portal A12 como se sente ao participar de seu primeiro Conclave.
“É a primeira vez que vou participar de um Conclave. Vou com espírito muito aberto para escutar, ouvir os demais cardeais, ouvir os anseios do mundo, da Igreja nos tempos de hoje e procurar estar aberto também ao sopro do Espírito Santo. Portanto, vivendo esse período em um clima de muita oração, de muita reflexão, para que eu possa também ser instrumento de Deus na escolha, na eleição do novo Papa para o bem de toda Igreja”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário