Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

Projeto










PRojeto Fátima EScola de MAria
Documento descritivo da Missão intercristo, histórico e atividade missionária.






Sumário
PROJETO FÁTIMA, Escola de Maria
Apresentação
Missionários Projeto Fátima – Carisma
A atividade missionária
Organização
Referências






PROJETO FÁTIMA, Escola de Maria


Apresentação


O Projeto Fátima - Escola de Maria nasce do profundo amor de Deus pelos homens e mulheres de nosso tempo e de todos os tempos. A cruz, nossa redenção, é a máxima do amor de Deus, de um Deus que se faz presente como alimento na Eucaristia, novamente vítima de ofensas e ultrajes, num eterno oferecer-se por amor de nós. Em 1917, esse amor se manifesta por meio daquela que se faz serva para todo o sempre, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que aparece aos três pastorinhos em Fátima - Portugal, Francisco de nove anos, Jacinta com sete anos e Lúcia com dez anos. As aparições ocorridas de maio a outubro foram desvelando o desejo de Deus sobre nós: a salvação de Deus por meio do seu filho Jesus Cristo, um convite a oração, conversão e sacrifícios para a reparação dos pecados.
Como aponta o comentário teológico sobre as aparições de Fátima do então Cardeal - Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé
O fiat de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele « Sim », Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e tal permanece para sempre. ... Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. ... « No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo » (Jo 16, 33). A mensagem de Fátima convida a confiar nesta promessa.”(Comentário Teológico – Ratzinger).

A simplicidade e a grandiosidade da mensagem de Fátima continua ao longo dos anos, a ser anunciada e encontrou sintonia no coração de Agnaldo Pereira, um brasileiro de Itaúna - MG, que em documento do Intercristo registra o processo de inspiração e iniciação desse projeto[1]. Agnaldo Pereira, inicia desde 2002, uma imersão na mensagem de Fátima, por Maria, através do conhecimento da vida dos pastorinhos, da essência da mensagem revelada nas aparições do Anjo da Paz e nas aparições de nossa Senhora do Rosário.
Essa mensagem que é uma verdade de fé e se fortalece, como uma verdade da Igreja[2], por que é o próprio Evangelho, aqui revela-se como uma semente que nasce num projeto e ganha força para consolidar-se como uma proposta de missão. Esta experiência consolida-se num “trabalho missionário experimental em várias Paróquias da Diocese de Divinópolis MG Brasil”, realizadas inicialmente no ano de 2004, por Agnaldo Pereira que apresentou a mensagem de Fátima, caminhando com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário; e, nos anos de 2008 e 2010 atuou juntamente com o missionário Bernardo Caldeira de Portugal e missionários no Brasil.
O trabalho missionário consistiu no anúncio da mensagem de Deus que a Virgem revelara aos pastorinhos em 1917 e que se faz absolutamente atual e contundente para os dias de hoje a partir da visita da imagem peregrina, pelas mãos dos missionários às famílias, doentes, asilos, hospitais, creches, instituições com pessoas em recuperação de problemas de droga e álcool, encontros com grupos de jovens, programas de rádio, celebrações da Eucaristia, recitação do Santo Rosário, celebração da Via Lucis, entre outras visitas e celebrações.




[1] Ver documento Projeto Fátima Escola de Maria.
[2] Ver referência: A Mensagem de Fátima - Congregação para a doutrina da fé.







Conforme registra Agnaldo Pereira, em 2011 surge a necessidade desta ação Evangelizadora ter um nome Mariano. Assim, a partir da cerimônia de beatificação dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, o então Papa Beato João Paulo II exorta as crianças: “Pedi aos vossos pais e educadores que vos levem à Escola de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos, que procuravam fazer tudo o que lhes pedia.” (Homilia, 13 de Maio 2000). Estas palavras inspiradoras motivaram que na terceira etapa, o Intercristo se intitulasse “PROJETO FÁTIMA - Escola de Maria”.
Assim, a terceira etapa da missão realizada no período de 29 de junho a 30 de julho de 2012, no Brasil, constituiu-se num verdadeiro apostolado com Maria no qual os jovens brasileiros que acompanharam a missão junto com os missionários Agnaldo Pereira e Bernardo Caldeira, vivenciaram uma realidade de profunda evangelização em suas casas, famílias, nos espaços de convivência e em cada visita realizada. Um caminhar com Maria que ao levar a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima proporcionou aos que a receberam o conforto, a oração e a presença de Deus pelas mãos da Mãe. A programação da missão envolveu a visita a várias cidades da Diocese de Divinópolis e encontro com o então Bispo Dom Tarcísio, além da visita a cidade de Belo Horizonte, participação em programas midiáticos (rádio e TV) e, o encontro com o Bispo Dom Luiz Gonzaga.
Na Diocese de Divinópolis receberam a missão intercristo as cidades Itaúna em todas as suas paróquias, Juatuba, Pará de Minas, Itatiaiuçu, Nova Serrana na paróquia São João Bosco, Divinópolis, Mateus Leme, Perdigão e Cláudio.







O Projeto Fátima, escola de Maria, nasce como “integração de jovens cristãos de Portugal e da Diocese de Divinópolis, através da Pastoral da Juventude, com o propósito de desenvolver um trabalho missionário experimental”[1] e se consolida como uma fervorosa atividade missionária que se organiza na formação dos missionários participantes através da oração e do estudo da mensagem de Fátima.
Em 2012, O InterCristo continua como “um intercâmbio de jovens que difundem a Mensagem de Fátima”, mas agora não mais de forma experimental visto a grande presença de graças de Deus Pai que se derrama aos que dela necessitam, pelas mãos de Maria, como frutos da missão Intercristo “a presença da imagem peregrina, a grande missionária, suscita nas pessoas um verdadeiro encontro com Deus que é Pai”.
A missão Intercristo vive um momento de maturidade profética que vem, oportunamente, responder ao chamamento da Igreja, tal como posto pelo Papa Bento XVI ao proclamar o Ano da Fé,
“Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16). Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a necessidade de ir como a samaritana ao poço, para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva (cf.Jo 4, 14)... E a questão, então posta por aqueles que O escutavam, é a mesma que colocamos nós também hoje: «Que havemos nós de fazer para realizar as obras de Deus?» (Jo 6, 28). Conhecemos a resposta de Jesus: «A obra de Deus é esta: crer n’Aquele que Ele enviou» (Jo6, 29)”. (Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio - Porta Fidei com a qual se proclama o Ano da Fé - out/2012 - out/2013).

Como primeira discípula e apóstola de Jesus Cristo Maria nos ajuda a responder sim como “cristãos são que são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou. (Ib Idem).
Nesse contexto, o projeto Fátima Escola de Maria, tem como proposta promover o encontro das pessoas com a Trindade Santa, Jesus com Deus Pai e o Espírito Santo, através de Maria, exatamente onde se está aquele mais distante do alcance do edifício dos templos/Igreja, ou seja, para aqueles que se encontram com dificuldades de ir regularmente a Igreja, como nos asilos, nos presídios, nas famílias e aqui se incluem os idosos, os doentes, nos hospitais, nos centros de recuperação de dependentes químicos e onde mais Maria desejar passar! Porque os missionários dessa missão representam apenas os pés de Nossa Senhora a caminhar no meio de nossa gente, como fez por primeiro Maria, naquelas estradas, rumo à casa de Isabel!


Missionários Projeto Fátima – Carisma


O Concílio Vaticano II em seu Decreto Ad Gentes, aponta que “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na «missão» do Filho e do Espírito Santo (Decreto Ad Gentes – Sobre a atividade missionária da igreja. 1965).
O leigo é por natureza, a partir do batismo, chamado a vocação e apostolado missionário “O apostolado dos leigos, que deriva da própria vocação cristã, jamais poderá faltar na Igreja. A mesma Sagrada Escritura demonstra abundantemente como foi espontânea e frutuosa esta atividade no começo da Igreja (Decreto Apostolicam Actuositatem Sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II).
O que é proposto no Projeto Fátima Escola de Maria é de base teológica por que funda-se no princípio da fé, usa a simplicidade de Maria, a serva e Mãe pura e terna, sabedoria de Deus feito mulher. Em sua autenticidade e ternura de mãe, quer a todos ensinar e acolher. É uma missão que apaixona e por isso exige entrega, conversão, ser de Deus.
E assim como nas aparições a exigência aos pastorinhos é manifestada: Quereis oferecer-vos a Deus? É também assim apresentada ao missionário do Projeto Fátima, Escola da Maria: Quereis oferecer-vos a Deus?
O carisma dessa missão é tornar-se capaz de responder a esse apelo como os pastorinhos decididos no seu: “_ Sim, queremos!”
Tornar-se como um pastorinho, pela acolhida fiel a mensagem, ser capaz de oferecer-se a Deus. Testemunhar na vida a oferta de si mesmo: Oração, conversão permanente e sacrifícios oferecidos a Deus pela conversão dos pecadores, em reparação pelos pecados da humanidade, em sufrágio para as almas que não tem quem reze por elas.
Missão de vida, preparada pelo Anjo da Paz, que ensina a orar, crer, adorar, esperar em Deus e amar; oferecer sacrifícios e abrir-se aos desígnios de Deus. Desígnios de Misericórdia para toda a humanidade! Adorar ao Deus presente na Eucaristia, profundamente ofendido pelos pecados da humanidade!
Tais iniciativas são estimuladas pelo mesmo Concílio Vaticano II ao afirmar sobre dever missionário dos leigos
“Os leigos colaboram na obra de evangelização da Igreja e participam da sua missão, ao mesmo tempo como testemunhas e como instrumentos vivos, sobretudo se, depois de chamados por Deus, são incorporados pelos Bispos nesta empresa. ... A fecundidade do apostolado dos leigos depende da sua união vital com Cristo, segundo as palavras do Senhor: aquele que permanece em mim e em quem eu permaneço, esse produz muito fruto; pois, sem mim, nada podeis fazer» (Jo. 15, 5) (Decreto Ad Gentes – Sobre a atividade missionária da igreja. 1965 – 41).

Este mesmo decreto para além das possibilidades da atividade missionária do cristão aponta como modelo perfeito desta vida espiritual e apostólica e digna de culto e devoção
“a bem-aventurada Virgem Maria, rainha dos Apóstolos: levando, na terra, uma vida semelhante à de Jesus, a todo o momento se mantinha unida a seu Filho e de modo singular cooperou na obra do Salvador; agora, elevada ao céu, «cuida com amor materno dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, peregrinam ainda na terra, até chegarem à pátria bem-aventurada» Prestem-lhe todos um culto cheio de devoção e confiem à sua solicitude materna a própria vida e apostolado. (Decreto Ad Gentes – Sobre a atividade missionária da igreja. 1965)

Sob a orientação desses pressupostos conciliares, sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, pedimos a Deus que envie o Espírito Santo sobre aqueles que se colocam ao serviço de Deus, segundo este chamamento específico expresso nesse projeto, para que homens e mulheres, jovens e crianças possam ser incorporados a fé cristã ou nela renovados pela ação missionária dos que aqui se denominam missionários e servos de Deus na Escola de Maria.
Ao jovem, que aqui tem especial acolhida, o Concílio Vaticano II anuncia que
“penetrado pelo espírito de Cristo e animado pela obediência e pelo amor para com os pastores da Igreja, podemos esperar dele frutos muito abundantes. Eles mesmos devem ser os primeiros e imediatos apóstolos da juventude e exercer por si mesmos o apostolado entre eles, tendo em conta o meio social em que vivem”. (Decreto Apostolicam Actuositatem Sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II).

Para acolhimento no Projeto Fátima Escola de Maria, é necessário sentir o desejo, o chamamento de Deus no próprio coração, e abrir-se a disponibilidade de viver a experiência da missão caminhar e evangelizar com Maria. A participação como missionário, porém, requer o aprofundamento na mensagem de Fátima, a oração permanente e a vivência plena do carisma.


A atividade missionária


Ao tratar o tema das aparições de Fátima a Congregação para a Doutrina da Fé explica a mensagem de Fátima como uma manifestação de Maria – Mariofania:
Estas manifestações, que não podem contradizer o conteúdo da fé, devem convergir para o objeto central do anúncio de Cristo: o amor do Pai que suscita nos homens a conversão e dá a graça para se abandonarem a Ele com devoção filial. Tal é a mensagem de Fátima, com o seu veemente apelo à conversão e à penitência, que leva realmente ao coração do Evangelho. Fátima é, sem dúvida, a mais profética das aparições modernas. (A Mensagem de Fátima. Congregação para a doutrina da fé).

Ao reconhecer neste trabalho a proposta de anúncio cuja essência é o evangelho de Jesus Cristo e de atualidade dessa mensagem o Projeto Fátima, escola de Maria, busca promover a contento a organização de missões e de preparação dos missionários para exercer com zelo tal tarefa.
A missão tem como essência a visita com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, a oração do terço, o anúncio da mensagem de Fátima. A manutenção da missão realiza-se na confiança da providência de Deus em termos de captação de recursos para as despesas materiais de deslocamento, estadia e alimentação. Não há atividade de captação de recursos para acumulação e lucro.
Como proposto para a realização de uma atividade missionária desde o Concílio Vaticano II, é necessário reconhecer que
É o próprio Senhor que, por meio deste sagrado Concílio, mais uma vez convida todos os leigos a que se unam a Ele cada vez mais intimamente, e sentindo como próprio o que é d'Ele (cfr. Fil. 2,5), se associem à Sua missão salvadora. É Ele quem de novo os envia a todas as cidades e lugares aonde há-de chegar (cfr. Lc. 10,1); para que, nas diversas formas e modalidades do apostolado único da Igreja, se tornem verdadeiros cooperadores de Cristo, trabalhando sempre na obra do Senhor com plena consciência de que o seu trabalho não é vão no Senhor (cfr. 1 Cor. 15,28). (Decreto Apostolicam Actuositatem Sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II).

Atualmente, o Projeto Fátima, escola de Maria, prepara atividades de formação dos missionários do Brasil e de Portugal visando um apostolado missionário que
“não consiste apenas no testemunho da vida; o verdadeiro apóstolo busca ocasiões de anunciar Cristo por palavra, quer aos não crentes para os levar à fé, quer aos fiéis, para os instruir, confirmar e animar a uma vida fervorosa; «com efeito, o amor de Cristo estimula-nos» (2 Cor. 5, 14); e devem encontrar eco no coração de todos aquelas palavras do Apóstolo: «ai de mim, se não prego o Evangelho» (1 Cor. 9,16). (Decreto Apostolicam Actuositatem Sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II).

A realização da atividade missionária por leigos demanda preparação técnica e espiritual, para tornar-se capaz de testemunhar a Cristo, com zelo apostólico. É fundamental conhecer sempre mais a mensagem de Fátima, vivenciá-la na prática da oração do terço, na frequência a Eucaristia, no estudo e na entrega pessoal da disponibilidade de anunciar e caminhar com Maria.
Para a formação missionária, em Portugal o coordenador Agnaldo Pereira  e o missionário Bernardo Caldeira participam de formação com o diretor espiritual Pe João Machado. Além de participação nas atividades litúrgicas em suas comunidades cristãs e realização em Lisboa e em Fátima de encontros com equipes de jovens do movimento da Mensagem de Fátima – MMF e com participantes da Comunidade Sementes do Verbo.
No Brasil está em curso preparação dos encontros dos missionários:
·         No dia 31 de Agosto – Itaúna – formação, estudo, oração do terço e confraternização com a família de Agnaldo Pereira.
·         Participação no Encontrão TLC em Itaúna – 30 de setembro de 2012.
·         Caminhada dos missionários até a Serra do Elefante em Mateus Leme para celebração mariana em 12 de outubro.
·         Encontro de formação, estudo e oração no mês de outubro e novembro.
·         Retiro de Missionários – janeiro de 2013 – segunda quinzena.

Organização


A organização estrutural do Projeto Fátima – Escola de Maria constitui-se por uma equipe com participantes em Portugal e no Brasil. E constitui-se por

Diretor Espiritual do Projeto:
·         Padre João Machado Pedro – Comunidade Semente do Verbo – Brasil - Portugal.

Direção:
·         Presidente – Agnaldo Pereira – Portugal
·         Secretário – Cleusa Maria Gontijo Moreira.

Missionários:
·         Bernardo Maria Caldeira – Portugal
·         José Luís Maria – Portugal
·         André Machado – Portugal

Inúmeros jovens já fizeram experiência de missão em Portugal e no Brasil.

Coordenadores 1º segunda e terceira etapas:
Rogéria Rabelo e Cristiano Rodrigues

Coordenadores segunda e terceira etapas:
·         Casal Neiva e Márcio

Missionários da primeira, segunda e terceira etapa de Missão
·         Felipe Rodrigues – Brasil
·         Anatéia Arimatéia– Brasil
·         André Rodrigues – Brasil
·         César Augusto– Brasil
·         Eduardo Reis Sobrinho– Brasil
·         Elen Samanta– Brasil
·         Jefferson Bernardes– Brasil
·         Jéssica Dafne– Brasil
·         Maíra Gontijo– Brasil
·         Mariana Esteves– Brasil
·         Thaís Barbosa de Freitas– Brasil
·         Ramon Magalhães– Brasil
·         Marilene Silva - Portugal
·         Marcos Geraldo– Brasil
·         Karine (Divinópolis) – Brasil
·         Anderson – Brasil
·         Edvanderson – Brasil

Experiência de Missão em 2012
·         Lucas Gontijo– Brasil
·         Gabriela Macieira – Brasil
·         Patrícia Gontijo– Brasil
·         Thalles Gontijo– Brasil
·         Gabriele Mayra– Brasil

Coordenação da atividade missionária no Brasil - 2012
·         Cleusa Maria Gontijo Moreira
Coordenação logística no Brasil
·         Rogéria Albano

O Projeto Fátima, escola de Maria está em processo de Institucionalização como associação de leigos vinculada a pastoral vocacional da diocese de Divinópolis.



Referências:


Intercristo. Projeto Fátima, Escola de Maria. Documento descritivo. Agnaldo Pereira, 2012.

Decreto Apostolicam Actuositatem - Sobre o Apostolado dos Leigos – Concílio Vaticano II). Vaticano, 18 de Novembro de 1965. Papa Paulo VI.

Decreto Ad Gentes – Sobre a atividade missionária da igreja. Roma, 7 de Dezembro de 1965. Papa Paulo VI.

A Mensagem de Fátima. Congregação para a doutrina da fé. Tarcisio Bertone, SDB. Arcebispo emérito de Vercelli. Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé. In:

Memórias da Irmã Lucia I. Pe. Luiz Kondor. Lisboa. Portugal. 2007.
Comentário Teológico -Joseph Card. Ratzinger. Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Homilia, 13 de Maio de 2000. Cerimônia de beatificação dos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, Papa João Paulo II.



[1] Ver documento Projeto Fátima Escola de Maria.




INTERCRISTO - Apresentação do Projeto Fátima Escola de Maria


Curta nossa página no facebook