Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

‘Não abandono a Igreja’, diz Bento XVI

ultimo_angelus
Redação Portal A12
O papa Bento XVI durante o pronunciamento do seu último Angelus neste domingo (24) foi acolhido por uma multidão de mais de 100 mil fiéis e peregrinos.
A Praça de São Pedro estava lotada de pessoas e muitas carregavam cartazes com dizeres de agradecimento e apoio ao papa que irá renunciar ao governo da Igreja Católica na próxima quinta-feira (28).
Bento XVI em sua reflexão afirmou que não deixa a Igreja e continuará presente.

“Não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor”.
Com a meditação do evangelho dominical que trouxe a passagem da Transfiguração, o Pontífice destacou a profunda experiência de oração de Jesus com seu Pai, apresentada no momento em que seu rosto foi transfigurado. O “retiro espiritual” que Jesus fez com Pedro, Tiago e João no monte traz um ensinamento valioso para a Quaresma.
“Antes de tudo, a primazia da oração, sem a qual todo o trabalho de apostolado e de caridade se reduz ao ativismo. Na Quaresma, aprendemos a dar o justo tempo à oração, pessoal e comunitária, que dá fôlego à nossa vida espiritual. Além disso, a oração não é um isolar-se do mundo e de suas contradições”.
A experiência da oração deve conduzir os cristãos ao serviço pelos irmãos, refletiu o papa.
“A existência cristã consiste num contínuo subir o monte do encontro com Deus, para depois descer trazendo o amor e a força que dele derivam, a fim de servir nossos irmãos e irmãs com o mesmo amor de Deus”.
Bento XVI relacionou a mensagem dominical à sua renúncia.
papa_angelus_ultimo“Queridos irmãos e irmãs, esta Palavra de Deus eu a sinto de modo particular dirigida a mim, neste momento da minha vida. O Senhor me chama a ‘subir o monte’, para me dedicar ainda mais à oração e à meditação. Mas isto não significa abandonar a Igreja, pelo contrário. Se Deus me pede isso, é precisamente para que eu possa continuar a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor com o qual eu fiz até agora, mas de um modo mais adequado à minha idade e às minhas forças”.
Ao final do Angelus, o papa Bento XVI, em português, saudou os peregrinos que estavam na Praça de São Pedro.
“Queridos peregrinos de língua portuguesa que viestes rezar comigo o Angelus: obrigado pela vossa presença e todas as manifestações de afeto e solidariedade, em particular pelas orações com que me estais acompanhando nestes dias. Que o bom Deus vos cumule de todas as bênçãos”.
Últimos compromissos de Bento XVI
A grande despedida do papa Bento XVI acontece na quarta-feira (27) durante a última Audiência Geral que será realizada na Praça de São Pedro.
No dia 28, pela manhã Bento XVI se encontra com cardeais para uma despedida e no período da tarde segue para Castel Gandolfo, distante 30 km de Roma.
Em Castel Gandolfo, na chegada do papa haverá um momento de saudação aos moradores da região.
Às 20h (16h de Brasília) a Igreja entra no período chamado Sé vacante.

Informações: Rádio Vaticano.Fotos: Losservatore Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Curta nossa página no facebook